Burle Marx #1: As obras do artista em Recife
- Orlando Menezes
- 7 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de jun. de 2020
No primeiro texto do nosso especial de duas partes sobre o renomado paisagista, falamos um pouco sobre as ricas obras que ele deixou como legado para a cidade.

No mês de junho, o blog Orlando e o Mundo trará um conteúdo muito especial: o Especial Burle Marx. Dividido em duas partes semanais, o especial abordará aspectos da obra do paisagista Roberto Burle Marx. Nessa primeira parte, falaremos um pouco das belíssimas obras realizadas pelo mesmo na cidade do Recife.
Falar de arte e de beleza em Paisagismo é falar em Roberto Burle Marx. Não dá para comentar sobre Arte Paisagista na cidade do Recife sem lembrar de lugares como as Praças de Casa Forte, do Derby e da República, todas projetadas pelo artista.

Vista da Praça da República no bairro de Santo Antônio, Recife, com o Palácio da Justiça ao fundo
Autor de muitas obras exuberantes, Burle Marx conquistou os recifenses com sua característica modernista na área de paisagismo. Além de atuar na mesma, também era arquiteto e artista plástico.
Artista sensível e criativo, Burle Marx costumava utilizar vegetação local como um dos elementos fundamentais em seus projetos. Fazendo isso, tornou-se um revolucionário na área a partir da década de 30.
Ele fazia questão de mostrar em seus projetos elementos artísticos como harmonia, unidade, cores e proporção. Acrescentava a todos eles o seu amor à natureza e em especial, às plantas.

Praça do Entroncamento no bairro das Graças, Recife, projetada por Burle Marx
Nosso grande paisagista foi capaz de colocar nos seus produtos artísticos três eixos norteadores: o ecológico, o educativo e o artístico. Dessa forma, criou várias obras maravilhosas. Algumas delas estão localizadas no Recife, como as praças Chora Menino (bairro do Paissandu), Euclides da Cunha (Derby) e Maciel Pinheiro (Boa Vista).

Praça Maciel Pinheiro, bairro da Boa Vista, Recife
O paisagista Burle Marx, ao demonstrar suas obras pensava em três objetivos: demonstrar preocupação com a carência de áreas verdes nas grandes cidades e despertar o interesse dos brasileiros em conhecerem a flora do seu país. Também procurava refletir nelas a sua formação de pintor modernista.
Utilizando objetivos bem definidos, ele foi capaz de proporcionar aos recifenses a admiração pelos seus jardins públicos: o da Capela do Parque da Jaqueira, o do campo das Princesas (Santo Antônio) e o do Aeroporto Internacional dos Guararapes.
As obras de Burle Marx na nossa cidade tiveram repercussão nacional. Os jardins tiveram tombamentos nacionais. A Praça de Casa Forte, assim como outras seis praças do paisagista, é considerada Patrimônio Cultural do Brasil. Um referencial do estudo da Arte da Paisagem no país. Além disso, quinze praças projetadas pelo artista receberam o título de Jardins Históricos do Recife.

Praça de Casa Forte
O legado do paisagista encantou, encanta e continuará encantando a todos nós recifenses e também aos turistas. Outras amostras dessa beleza são: Os jardins da Praça Faria Neves em Dois Irmãos, a Praça do bairro da Várzea e a Praça Dezessete (Stº Antônio). Vale a pena conferir!
Acompanhando a evolução humana e o avanço tecnológico, as obras do pai do paisagismo brasileiro agora também podem ser ser admiradas do espaço. Isso porque através de fotos da Terra tiradas por satélite é possível captar a essência de cada conjunto paisagístico visualizado.
Filho de uma pernambucana, aprendeu com a mãe o respeito e a dedicação à flora e à paisagem. Ambos já partiram mas os espaços artísticos continuam sendo vistos ao vivo ou curtidos à distância por muitos.

Com certeza, Burle Marx atingiu um dos objetivos que o norteavam a idealização de suas obras: quando finalizadas, lembravam uma pintura modernista. A admiração e o respeito que o artista conquistou tenderão a permanecer historicamente e suas obras, também.
Na próxima semana, traremos a segunda e última parte do nosso Especial Burle Marx. Falaremos sobre a importância de preservar as obras do artista em nossa cidade e da situação em que elas se encontram. Fique ligado!
Fontes
Roberto Burle Marx. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Burle_Marx>. Acesso em 02 de junho 2020.
O Recife de Burle Marx. Curiosamente. Disponível em: <https://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/o-recife-de-burle-marx/>. Acesso em 02 de junho de 2020.
ALVES, Cleide. Livro resgata a história de praças de Burle Marx no Recife. JC Online, 2019. Disponível em: <https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2019/08/27/livro-resgata-a-historia-de-pracas-de-burle-marx-no-recife-386632.php> . Acesso em 02 de junho de 2020.
Quinze praças de Burle Marx ganham título de Jardins Históricos do Recife. G1 Pernambuco, 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/08/quinze-pracas-de-burle-marx-ganham-titulo-de-jardins-historicos-do-recife.html#:~:text=Quinze%20pra%C3%A7as%20de%20Burle%20Marx,Hist%C3%B3ricos%20do%20Recife%20%7C%20Pernambuco%20%7C%20G1&text=Decreto%20com%20reconhecimento%20foi%20assinado,traga%20mais%20preserva%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0s%20pra%C3%A7as.>. Acesso em 02 de junho de 2020.
Roberto Burle Marx: a natureza organizada pelo homem. Viva Decora, 2019. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/roberto-burle-marx/>. Acesso em: 03 de junho de 2020.
Praças de Burle Marx no Recife indicadas a patrimônio mundial. Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco - CAU-PE, . Disponível em: <https://www.caupe.gov.br/pracas-de-burle-marx-no-recife-indicadas-a-patrimonio-mundial/> Acesso em 02 de junho de 2020.
Roberto Burle Marx: orgulho brasileiro. GreenMe, 2015. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/morar/arte-urbana/1940-roberto-burle-marx-orgulho-brasileiro/> Acesso em 02 de junho de 2020.
As praças de Burle Marx: legado do paisagista encanta Recife. Viagem e Turismo, 2017. Disponível em: <https://viagemeturismo.abril.com.br/destinos/as-pracas-de-burle-marx-legado-do-paisagista-encanta-recife/> Acesso em 02 de junho de 2020.
BARTALINI, V. Modernidade verde: jardins de Burle Marx.Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, n. 27, p. 282-286, 1 jun. 2010.Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i27p282-286>. Acesso em 02 de junho de 2020.
12 Projetos de Burle Marx vistos do espaço. Arch Daily, 2018. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/884091/12-projetos-de-burle-marx-vistos-do-espaco>. Acesso em 04 de junho de 2020.
Comentarios