Florescendo o Cuidado
- Orlando Menezes
- 14 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2020

Saudações! Minha intenção neste primeiro post de conteúdo é contribuir para que as pessoas passem na boa pela situação difícil a que a Pandemia da Covid-19 nos impõe no momento.
O Isolamento Familiar Preventivo (IFP) ou Quarentena mudou nossos hábitos e nosso relacionamento com a família, parentes e amigos. Essa situação pode ser incômoda mas é bastante necessária. Precisamos cuidar melhor de nós mesmos, de nossa família, e também de nossos amigos e vizinhos.

Nesse cenário, devemos acreditar no que a ciência nos ensina e no que os meios de comunicação de qualidade nos mostram. Isso é uma prova de Inteligência e Respeito. Buscando incentivar esses valores e também mais um, a Fé, gostaria de propor a todos uma atividade de boa vontade, a ser realizada durante o período do Isolamento.
O que vou propor é simples, afetivo, científico e fraterno. Realize com determinação e seja metódico. Use de perseverança e delicadeza. Lembre-se: Vamos desenvolver juntos, um ato de Amor, Fé e Respeito a si mesmo e aos outros. Se assim fizermos, o novo coronavírus será vencido.
Atividade “Florescendo o cuidado” - Passo a Passo

Vamos agora praticar a atividade seguindo 3 passos simples:
1º passo: Consiga no jardim da sua casa, do seu condomínio ou mesmo onde você passar, uma planta viçosa. De preferência pequena. Adote-a.
Cuidado na coleta, para não se contaminar no local e não machucar a planta.
A planta adotada pode ser ornamental, frutífera ou simplesmente capim.
Dependendo do tamanho da planta, acomode-a em um vaso de fundo furado. Ele pode ser reutilizável e com espaço suficiente para conter a planta.
2º passo: Sua planta vai representar você, sua família e as pessoas de quem você vai cuidar.
Cuide dela garantindo-lhe água, ar, luz, solo e proteção na medida certa.
Pesquise sobre ela e suas necessidades básicas. Isso já é uma forma de cuidar bem dela.
Dedique parte do seu tempo, todos os dias, para observá-la.
Não deixe acumular água abaixo do seu vaso. Isso pode permitir a formação de focos reprodutivos de insetos transmissores de doenças (como dengue, zika, chikungunya e febre amarela).
O vaso com a planta deve ficar em lugar seguro. Não dê condições para animais domésticos, o vento ou pessoas danificarem o vaso e a planta.
3º passo: Nessa última fase, você vai pensar nessa planta como uma pessoa (você) e pessoas que necessitam de sua atenção e respeito, principalmente agora.
Você vai cuidar delas e de você, seguindo as regras de higiene na sua casa, para impedir que a Covid-19 entre na sua casa e prejudique a saúde de todos.
Vai lembrar que permanecer em casa é fundamental, evitando contaminar alguém ou ser contaminado pelo coronavírus ou por outros agentes infecciosos, através de outras pessoas.
Lembre-se: você vai proteger a planta, a todos e a você, com atenção e respeito, durante todo o tempo que for necessário.
Reflita: Muitas pessoas não têm uma casa e uma família como a sua. Elas necessitam da atenção e proteção de outras. Uma dessas outras pode ser você.
Falando nisso, um bom exemplo de local onde há várias pessoas necessitadas e que você pode ajudar é o Abrigo Cristo Redentor, no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão - PE.

Que tal ajudar os 115 idosos que moram lá? Ligue: 081-3251-3092. Você pode doar a partir dos seguintes dados bancários:
CNPJ: 10.424.810/0001-29
Conta Banco do Brasil: 17.111-5
Agência: 4118-1
A possibilidade de contaminação pela doença vai passar e a quarentena vai terminar. Sua planta, você, sua família e seus amigos estarão bem e poderão comemorar com abraços e beijos!
Para finalizar, gostaria de dizer que fico feliz de compartilhar minha ideia afetivo-científica com vocês. Espero que ela lhes seja útil e ajude-os a superar as dificuldades da quarentena. Todos pela Saúde e Alegria.
Abraços, Orlando Biólogo!
Commentaires