Coletânea de Dinâmicas socio-educacionais infantojuvenis
- Orlando Menezes
- 25 de mar. de 2021
- 6 min de leitura
Após discutirmos as inteligências múltiplas em um post anterior, trazemos agora uma coletânea de atividades que as trabalham, voltadas à formação psicossocial dos jovens e à avaliação do temperamento infantojuvenil.

O elenco de jogos e brincadeiras, que é proposto neste Post, funciona como um conjunto de dinâmicas pedagógicas, voltadas à estimulação do desenvolvimento de inteligências múltiplas. Além disso, elas proporcionam momentos de interação e recreação entre os estudantes do 2º setênio de desenvolvimento.
As dinâmicas aqui descritas, atendem em primeiro momento, alunos da faixa etária compreendida entre 7 e 14 anos, no seu aspecto psico-social. A sua utilização, com certeza, trará ao professor benefícios no seu trabalho pedagógico.
Durante as dinâmicas o atento educador poderá observar e avaliar o temperamento sócio-interativo dos seus educandos, podendo ajudá-los a lidar com ele. Também poderá visualizar as habilidades e competências juvenis demonstradas. Assim sendo,poderá compreender e interagir com seu aluno, de forma estimuladora, no desenvolvimento das formas de inteligência enfatizada por cada um.
Os pais, terão oportunidade de participar dos resultados positivos gerados pelas dinâmicas. O conhecimento acerca dos filhos, em relação aos aspectos cognitivos e sócio interativos, proporcionará ao país, maior facilidade de relacionamento e de estimulação psicossocial.
Com certeza, as dinâmicas sugeridas a seguir serão muito úteis ao professor. É óbvio que com sua experiência, ele poderá desenvolver outras também eficazes. Assim contribuindo para a formação psicossocial dos seus alunos. Parabéns professor. Faça bom usufruto das dinâmicas abaixo.
DINÂMICA Nº 01 - RISQUE E DESCUBRA

O Professor organiza a sala de aula de modo que todos os alunos vejam uns aos outros. Cada um deles recebe uma folha de papel, na qual estão impressas aleatoriamente, letras maiúsculas do nosso alfabeto, semelhante ao caça-palavras.
Ao comando do professor, cada aluno deverá riscar na sua folha, apenas as letras que estão repetidas quatro vezes ou mais. A partir daí, caberá aos alunos descobrirem, com foco e calma, as palavras que se formaram.
A atividade termina quando todos os alunos descobrem a mensagem formada com as letras que restaram.
Os alunos participantes da dinâmica terão oportunidade de testar: atenção, concentração, paciência e senso de exatidão. De acordo com a psicopedagogia, os alunos do 2º setênio do desenvolvimento terão esta dinâmica como um estímulo à evolução de sua inteligência espacial.
Em seguida, citamos dois exemplos de caça-frases a serem trabalhados através desta dinâmica:
Apresentação anterior à dinâmica: Apresentação posterior à dinâmica:
I M U X N T O I M U X N T O
Y E N Y R U I Y E N Y R U I
Z O I G X X R Z O I G X X R
R E O U N X Z R E O U N X Z
C Z X I A R E C Z X I A R E
U S M P A O C U S M P A O C
C O I A Z L X C O I A Z L X
Resultado obtido: INTELIGÊNCIA ESPACIAL
Apresentação antes da dinâmica: Apresentação depois da dinâmica:
J E Z U H G O P J E Z U H G O P
S T J Q X O X M S T J Q X O X M
U F I T O Q H D U F I T O Q H D
Z E F J B P R I Z E F J B P R I
N H C X A R P Q N H C X A R P Q
E Z Z C H F F X E Z Z C H F F X
Z A P N Q T A R Z A P N Q T A R
Resultado obtido: EU GOSTO MUITO DE BRINCAR
DINÂMICA Nº2 - BRINCADEIRA ECOLOGICAMENTE SÉRIA

O professor e os alunos se dirigem ao pátio da escola. O professor organiza quatro grupos. Cada grupo terá uma tarefa diferente.
Ao 1º grupo foi dado o nome de ANALFABETOS ECOLÓGICOS. A eles foi dada a seguinte orientação: Organizar um piquenique, sem preocupação com o ambiente natural, deixando para traz lixo e desordem.
Ao 2º grupo, os INOCENTES ECOLÓGICOS, foi dada a tarefa de: Chegar e ficar no local do piquenique do grupo anterior. Divertir-se no lixo do local e produzir mais lixo. Depois da diversão, deixam para trás ainda mais poluição.
Ao 3º grupo, chamado de ECOALFABETIZADOS, coube a seguinte tarefa: Chegando no pátio (piquenique), se sensibilizar com o caos ambiental, criticar e tomar uma atitude positiva. A equipe deve recolher todo o lixo encontrado e depositá-lo em lixeiras, de forma aleatória, em relação à qualidade de matéria prima.
O último grupo, os ECOLOGICAMENTE CORRETOS devem chegar ao pátio do piquenique e agir corretamente. Devem recolher todo o lixo e selecionar de acordo com suas características (orgânico ou inorgânico). Devem promover a revitalização dos jardins e desenvolver junto à escola, um projeto de conscientização e preservação ambiental.
A dinâmica acaba quando todos os participantes se reúnem no pátio, ao redor de uma árvore ou jardim. De mãos dadas gritam a seguinte frase: Respeitar o meio ambiente é buscar melhor qualidade de vida para todos. De volta para a sala de aula, todos socializam o grito de guerra.
Entre as habilidades e competências avaliadas na dinâmica, destacam-se: criatividade, reflexão, atenção, questionamento, conhecimento do espaço geográfico a que pertence, viver em sociedade e respeitar o meio ambiente. Na faixa etária entre 7 e 14 anos, esta dinâmica estimula o desenvolvimento da inteligência espacial.
O material a ser utilizado pelos alunos são aqueles relacionados a um piquenique de final de semana, ou seja; lixeiras, lixo reciclável limpo (latas de refrigerante, garrafas e copos de plástico e copos). Uma bola ou outro brinquedo coletivo e um aparelho de som.
DINÂMICA Nº 3 - BEM VINDOS

Iniciando a dinâmica, o professor formará um grande círculo, com os alunos sentados na sala de aula. Cada aluno receberá um envelope contendo picotes de papel com letras da palavra BEM-VINDOS e um número.
Ao sinal do professor, os alunos tentarão montar o quebra-cabeça da palavra-chave. Os alunos perceberão que faltará letras para a composição da palavra. O professor inicia uma feira de troca de letras entre os alunos, para compor as palavras.
A primeira etapa da dinâmica termina quando todos os alunos completam a composição da palavra proposta. No envelope haverá também um número, que corresponde a um aluno(a) da turma.
A dinâmica acaba quando os alunos pegam o cartão com o número, que achou no seu envelope. Procuram o aluno do número correspondente e entrega o envelope com a palavra BEM-VINDO e abraça o colega.
A atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, o conhecimento linguístico e a atenção. Ela estimula ainda, o desenvolvimento da inteligência linguística dos alunos do 2º setênio do desenvolvimento.
Tomando como base, uma turma com 25 alunos, o material a ser utilizado será 25 envelopes e 220 cartões com letra.
DINÂMICA Nº 4 - RIMA COM RIMA
O professor organizará os alunos em suas bancas. Serão cinco filas de cinco alunos. Os alunos deverão estar preparados com uma caneta e aptos a responder ao comando do professor.
No momento que a palavra-chave for ditada pelo professor, o 1º aluno de cada fila deve escrever uma palavra que rime com a que foi ditada. Na sequência, a folha de papel com as palavras será passada para o aluno seguinte, até o último da fila. Cada um escreverá uma palavra para rimar com a palavra inicial.
A folha de rimas deve voltar ao 1º aluno da fila, assim que o último acabar de escrever. A equipe vencedora. A equipe mais ágil da dinâmica será aquela que terminar mais rápido a lista de rimas, de acordo com as regras. A dinâmica acaba quando o professor socializa uma discussão sobre as palavras rimadas.
Em relação às regras, não vale repetir palavras na relação. Se houver empate, o professor dará outra palavra para desempatar.
Os conteúdos envolvidos na dinâmica são: rimas, linguagem escrita, ortografia e vocabulário,. As competências e habilidades necessárias são: agilidade e concentração. A dinâmica permitirá estimular a inteligência linguística nos alunos do 2º setênio do desenvolvimento.
Para o desenvolvimento da dinâmica serão utilizadas 04 folhas de papel pautado. Cada aluno utilizará sua própria caneta.
Estas dinâmicas representam a 1ª parte da coletânea. Em breve continuaremos essa postagem, privilegiando outras inteligências. Até breve. Saúde e Paz para todos.
Fontes:
DIAS, Tânia e MARTINS, J.L.; Jogos e Brincadeiras de A a Z. São Paulo. Ed. Rideel, 2009
QUEIROZ, T.D., JORDANO, Ivo. Dinâmicas de grupo e sensibilizações. São Paulo. Ed. Rideel, 2009.
ANTUNES, Celso. Maual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização. Petrópolis: vozes, 2000.
ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas, 2015.
ZENHAS, A. et Al. Ensinara estudar - aprender a estudar. Porto. Ponte Editora. 2002
GARDNER, Howard. Inteligências múltiuplas: A Teoria da Prática. Porto Alegre: artes médicas, 1996.
escoladainteligencia.com.br
ertudopratico.com.br
diaadiaeducacao.pr.gov.br
educador.brasilescola.uol.com.br
uninter.com
pt.m.wikipedia.org
Comments