Parábolas bíblicas do novo testamento - Quarta parte
- Orlando Menezes
- 9 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
As parábolas de Jesus são fontes riquíssimas de aprendizado. Leia-as, entenda-as e uutilize seus conhecimentos na sua vida.

Os documentos do Novo Testamento são fundamentais para o conhecimento da vida, da História e dos ensinamentos passados por JESUS. Os conteúdos dos evangelhos de Mateus, Lucas, Marcos e João são escritos religiosas cristãos que se destinam a alimentar a Fé Cristã.
As parábolas são histórias faladas que JESUS utilizava para se comunicar com o povo. Através delas procurava transmitir conhecimentos relacionados às verdades éticas , morais e religiosas.
É conveniente ressaltar que os evangelistas do Novo Testamento foram importantes na manutenção do Cristianismo no mundo. Para eles, JESUS era o Messias e o Salvador que DEUS prometera. Ele foi apresentado nos evangelhos como a palavra de DEUS, que mostraria o Amor e a Verdade da Humanidade.
As parábolas em destaque neste post são: “O fariseu e o publicano“ e “a figueira estéril“.
O fariseu e o publicano
Transcrição bíblica da parábola (Lucas 18:10-14):
“JESUS contou que dois homens foram ao templo para orar. Um deles era fariseu, judeu devoto da bíblia hebraica e criadores da sinagoga. O outro era um cobrador de impostos (publicano). No templo, o fariseu ficou de pé e rezou sozinho, da seguinte forma: Ó DEUS, eu te agradeço por não ser avarento, nem desonesto, nem imoral com as pessoas.
O fariseu ainda agradeceu a DEUS por não ser um publicano com o homem ao lado. Completou dizendo: jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo que ganho (dízimo).
O cobrador de impostos ao lado, que ouvia tudo sem demonstrar reações, de repente bateu no peito e disse: Ò DEUS tem pena de mim, pois sou pecador! Falando isso ele reconheceu ser indigno em relação a DEUS. Demonstrou ter necessidade de reconciliação.
JESUS fechou a parábola dizendo: Eu afirmo a vocês que foi o publicano, e não o fariseu que voltou para casa em Paz com DEUS. JESUS continuou dizendo: quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será exaltado.“

Explicação pedagógica da parábola:
Algumas pessoas se fazem de justas e se vangloriam por isso, chegando a desprezar outras. Foi o que aconteceu com o fariseu em relação ao cobrador de impostos, no templo.
JESUS entendeu assim.
Na parábola JESUS quer comunicar que não adianta se enganar e querer agradar a DEUS. No final, a justiça divina se revelará; exaltando quem merece. No templo, o cobrador de impostos orou com humildade diante de DEUS, se achando indigno em relação a ele.A parábola nos lembra que a oração nos reconcilia com DEUS e com sua misericórdia.
A figueira estéril
Transcrição bíblica da parábola (Lucas 13: 6-9):
“JESUS contou: Um homem havia plantado uma figueira na sua plantação de uvas. No período de produção de frutos, foi procurar frutos. Ficou surpreso pois não encontrou nenhum. O dono disse então ao homem que tomava conta da plantação (viticultor): já faz três anos que procuro frutas nesta figueira e não encontro.
O dono da plantação tomou a seguinte decisão: corte a figueira. Ela ocupa inútilmente o terreno. Por que deixá-la continuar tirando a força da terra, sem produzir. O viticultor respondeu rapidamente, dizendo: patrão, deixe a figueira mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e adubá-la. Se no ano que vem ela der frutos, muito bem. Se isso não acontecer então mande cortá-la.“

Explicação pedagógica da parábola a figueira estéril:
No tempo de JESUS era comum o plantio de árvores nos vinhedos e a cobrança por frutos destas árvores, três anos após o plantio. Como a figueira já tinha seis anos e ainda não produzia frutos, parecia ser estéril. O viticultor ao pedir tempo ao patrão para a árvore, na verdade queria salvá-la.
Podemos interpretar a mensagem da parábola da seguinte forma: a vinha representa Israel, o povo de DEUS. A figueira representa uma pessoa em meio a todas de Israel. A pessoa em questão, representada pela figueira estéril, não tinha o que apresentar de bom ao seu povo.
O entendimento é que a figueira estéril é um cristão que frequenta a igreja, mas não pratica os ensinamentos de DEUS. Esse cristão não demonstra Fé, não louva o senhor e não valoriza o significado da misericórdia.
DEUS, o dono da plantação, renega aquele falso cristão, que não apresenta nada de bom em benefício do irmão em Cristo. O Espírito Santo (viticultor), mesmo assim intercedeu a DEUS pelo perdão do pecador (figueira). Como dono da vinha, voltará para avaliar os resultados de todos os cristãos e julgar a todos.
JESUS utilizou durante sua vida, as parábolas, para ensinar a todos a construir boas obras e agir de acordo com a obra de DEUS. Dessa forma, concluímos o estudo de mais duas parábolas de JESUS. achando que contribuímos para a divulgação do Cristianismo
entre nós.
Fontes:
Bíblia Sagrada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_da_figueira_est%C3%A9ril
Canal 'Jesus e a Bíblia' no YouTube': www.youtube.com/channel/UCxEghV7-836MvIyy_Qo9sUA
Commentaires