top of page

Circulando de bicicleta no Recife - Parte 2: pontos turísticos do trajeto

  • Foto do escritor: Orlando Menezes
    Orlando Menezes
  • 5 de fev. de 2021
  • 11 min de leitura

Aspectos históricos, turísticos, culturais e ecológicos vivenciados através das rotas da ciclofaixa de turismo e lazer do Recife



Foto: Blog de Jamildo/JC


No nosso primeiro post sobre a malha cicloviária do Recife, foi possível entender sua estrutura e relevância. Temos hoje na cidade, a oportunidade de usufruir de momentos agradáveis, usando somente bicicleta, skate ou patins.


Através das três rotas de ciclofaixas disponíveis nos domingos e feriados, podemos ao mesmo tempo praticar esporte, curtir a natureza, interagir socialmente e conhecer a História e Cultura que engrandece e enriquece o Recife.


Neste segundo post serão mostrados os aspectos Históricos, Culturais, Turísticos e Ecológicos recifenses, observados por quem faz uso da ciclofaixa de turismo e lazer. Através dela é possível admirar em diversos pontos da cidade, belas obras de arte fotografadas, pintadas ou grafitadas por pessoas que entendem do assunto.


Há vários exemplos a serem citados: Uma grande exposição de fotos, mostrando o Recife, sua História e sua Cultura pode ser apreciada ao longo da Av. Mário Melo e rua dos Palmares, no bairro de Santo Amaro; a Galeria a Céu Aberto valoriza os espaços públicos da cidade; a Prefeitura deu uma grande sacada quando lançou o Projeto Colorindo o Recife, através da ONG "Cores do Amanhã".


Passeando de bike nas ruas e avenidas que formam a ciclofaixa de turismo e lazer, o tempo é pouco para apreciar o que o Recife tem. Os aspectos Turísticos, Culturais, Históricos e Ecológicos, observados nos percursos das três rotas foram resumidos em 28 paradas para descanso e vislumbre visual.

A seguir, destacamos ao todo 28 pontos, divididos pelas Rotas Sul, Norte e Oeste, que partem do Marco Zero. Através de um breve resumo de cada um deles é possível se ter uma ideia do seu valor para a cidade. Sinta-se à vontade para ler e curtir, mas melhor do que isso é subir numa bicicleta e fotografar você mesmo, cada um dos pontos. O mapa anexo, disponibilizado no final deste Post, será muito útil no seu turismo e lazer.


Rota Sul



Seguindo a rota SUL, os pontos são os seguintes:



Marco Zero do Recife



O Marco Zero do Recife está situado na Praça Rio Branco, no bairro do Recife. O local é chamado assim por ser considerado a referência oficial para medidas de distâncias rodoviárias locais. Representa o Marco do nascimento da cidade, à beira do Cais do Porto.


A Praça do Marco Zero é o ponto de encontro dos ciclistas de plantão e palco principal de grandes eventos culturais da Cidade. É valorizada artisticamente pelo painel no seu piso, assinado pelo artista plástico Cícero Dias e pela escultura de Naná Vasconcelos.


Escultura de Naná Vasconcelos no Marco Zero (Foto: Daniel Tavares/ PCR)



Centro Cultural Cais do Sertão


Vista externa do Cais do Sertão (Foto: Nelson Kon)


Localizado no antigo armazém 10 do Cais do Porto, bem próximo do Marco Zero. Possui museu com acervo interativo com vídeos e músicas sertanejas, com destaque para o rei do baião Luiz Gonzaga. São 5 mil m² de ambiente relaxante e beleza cultural.


O Cais cultural tem construção moderna e exuberante. É um local surpreendente aos olhos e ouvidos, e lá pode-se fazer muitas descobertas. Funciona também aos domingos, atendendo também os usuários da ciclofaixa.


Vista interna do museu



Central do Artesanato


Foto:Daniela Nader


Fica ao lado do Marco Zero. Reúne uma grande diversidade de peças artesanais de artistas pernambucanos, chamando a atenção de ciclistas e turistas em geral pela beleza cultural apresentada.


A Central possui 2,5 mil m² de área para visitação e comercialização de produtos. Sua infraestrutura é moderna e tem vista privilegiada para o mar.


Interior do prédio com obras de arte à venda



Parque das Esculturas Francisco Brennand



Situado em uma estrutura de quebra-mar próxima ao marco zero. Pode ser acessado de barco, na praça Rio Branco ou de carro, pela Av. Brasília Teimosa no bairro do Pina. Foi inaugurado no ano 2000, integrando o projeto "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife". Representa a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.


O Parque é constituído de 90 obras do escultor Francisco Brennand, com destaque para a Torre de Cristal, com 32 m de altura, em argila e bronze. O Parque artístico é apreciado de perto e de longe pelos pernambucanos e turistas que visitam a cidade.



Forte da Cinco Pontas



Fica próximo do viaduto de acesso ao bairro de Boa Viagem, ao lado do monumento do Frei Caneca, e é considerado Patrimônio Mundial. Ele foi construído em 1630, reconstruído em 1684 e reestruturado em 1982 para servir de museu.


Do ponto de vista histórico, o forte foi importante durante a ocupação holandesa no Estado. Sua função foi garantir o suprimento de água e o transporte de açúcar para o porto do Recife.



Orla e Calçadão do Cais José Estelita



Vista à distância do Cais José Estelita e do seu calçadão


Fica localizada a leste da Av. José Estelita, que faz a ligação entre o Centro e o Sul do Recife. No passado, o local integrava o Porto do Recife, abrigando o Pátio Ferroviário de importação e exportação.


O calçadão lajeado, decorado e em bom estado de conservação, é um ambiente convidativo para os ciclistas que utilizam a ciclofaixa. Possui parapeito, bancos e iluminação pública. Proporciona uma bela visão panorâmica da Bacia do Rio Capibaribe.


A Prefeitura do Recife coordena hoje um projeto que promete modificações importantes nesta área do bairro de São José. O Projeto Novo Recife já está em andamento.


Ponte do Pina


Foto: Inaldo Lins / Divulgação / PCR


Faz a ligação entre os bairros da orla zona sul com o centro do Recife e o bairro da Cabanga. Foi construída em 1920 e atualizada e inaugurada em 1953 como Ponte Agamenon Magalhães. Em 1978 foi construída no mesmo local a Ponte Paulo Guerra.


Atualmente, uma das faixas da ponte do Pina é utilizada para permitir o trânsito na Via Mangue e o acesso ao recém-construído Shopping Rio-Mar. Para isso foi construída uma Ponte auxiliar Estaiada no sentido Recife - Zona sul.



Praia de Boa Viagem



Situada na Zona Sul, com 8 km de extensão, entre as praias do Pina e de Piedade, é considerada a praia mais famosa do Recife. Grande parte da área da praia é protegida por recifes naturais, o que garante segurança na maré baixa.


Outra opção interessante na praia é curtir o calçadão para caminhadas e a ciclovia que passa em grande parte de sua orla. Historicamente falando, as edificações no bairro chegaram a partir da década de 40.


Pracinha de Boa Viagem


Foto: visit.recife.br


Situada próxima à beira-mar do bairro, a pracinha é um importante point para moradores locais e turistas, e também para a venda de artesanato. Possui cerca de 200 barracas e comercialização desses produtos. Nas 4º feiras, às 19hs, se destaca com o funcionamento do Projeto "Recife mais Cultura". No seu centro destaca-se a Igreja Nª Sª de Boa Viagem, marco histórico desde 1926.



Parque Dona Lindu



Fica em frente ao posto dos bombeiros nº 14. Entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha.Sua área externa propicia a prática de esportes como patinação e skatismo.


O Parque tem cerca de 27 mil m² nos quais se incluem teatro, restaurante e pavilhão de exposição. O equipamento tem a assinatura arquitetônica de Oscar Niemeyer.



Rota Norte


Após admirarmos, no bairro do Recife, o Marco Zero, o Cais do Sertão, o Parque das Esculturas e o Centro de Artesanato, atravessamos a Ponte, seguindo a rota norte. Nesse caminho, os pontos são os seguintes:



Ponte Buarque de Macedo


Vista noturna da ponte com decoração natalina (Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)


Liga os bairros de Recife e Santo Antônio, ou seja, a Av. Rio Branco à Praça da República. É a mais extensa do Recife, com 288 m de comprimento. Sua construção foi iniciada em 1882 e inaugurada em 1890.


A atual ponte foi construída em 1922 e seu nome foi uma homenagem a um pernambucano ilustre, ministro de Estado na época de sua construção.


Praça da República



Localizada na antiga Ilha Antônio de Vaz, a Praça da República teve origem como o antigo jardim pessoal de Maurício de Nassau. Tem 23 mil m² de área. Dela dá para perceber a junção dos rios Capibaribe e Beberibe.


A Praça tem, no seu entorno, o Palácio do Campo das Princesas, residência oficial do governador e o Palácio da Justiça e o Teatro Santa Isabel. Tem vegetação exuberante, com destaque para um grande Baobá. Nove estátuas de deusas greco-romanas, esculpidas em 1863 pelo francês Eugene Lequesne.




Baobá da Praça da República



Está entre os mais antigos e conhecidos. Grande e exuberante vegetal arbóreo, de origem africana, cujo nome científico é Adansonia digitata. Foi tombada pelo IPHAN em 1988. A espécie pode atingir 10m de diâmetro e alongar sua vida até 2 mil anos.




Teatro Santa Isabel



O Teatro de Santa Isabel é o mais expressivo exemplo da Arquitetura Neoclássica em Pernambuco, reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Apesar de ter sido construído na época da escravidão, a obra não contou com a participação de trabalhadores escravizados.

Após um incêndio ocorrido em 1869, foi reinaugurado em 1876. Apesar dos 170 anos de história, está modernizado e com arquitetura preservada.


O Teatro testemunhou ao longo do tempo, eventos históricos importantes, como a Revolução Praieira, a Campanha Abolicionista e pela República.




Ponte Santa Isabel



A ponte liga a Rua do Sol à Rua da Aurora, ou seja: conecta os bairros de Santo Antônio e Boa Vista. Inaugurada em 1863, foi a primeira ponte do Recife a ser construída em ferro e passou por uma reconstrução em 1913 e por uma reestruturação em 1965, realizada por conta da grande enchente ocorrida naquele ano na cidade.


Suas dimensões são: 160m de comprimento e 11m de largura. Seu nome levanta uma controvérsia histórica. No passado foi chamada de Ponte Pedro II.




Parque 13 de Maio



Localizado no bairro de Santo Amaro em um terreno de 7 hectares, junto a Biblioteca Pública de Pernambuco. Seu nome se originou da data da lei que o criou, ou seja, lei 3.353 de 13 de maio de 1888.


O Parque conta com uma grande variedade de vegetais e um grande Playground. Artisticamente falando, possui bustos de personagens da nossa história popular. O escultor pernambucano Abelardo da Hora homenageou o Vendedor de Caldo de Cana e Os Cantadores de Viola.



Museu do Estado de Pernambuco



O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) atualmente está situado na Av. Rui Barbosa, em um palacete tradicional no bairro das Graças. Tem uma área de 9.043m². Incorporou ao longo do tempo acervos particulares importantes.


O MEPE, como é tradicionalmente chamado, possui um grande acervo eclético, com aproximadamente 12 mil itens. Atende as áreas de História, Arte, Antropologia e Etnologia.



Parque da Jaqueira



O Parque da Jaqueira fica no bairro do mesmo nome, entre a Rua do Futuro e a Av. Rui Barbosa. É uma das maiores áreas de lazer da cidade do Recife, com 70 mil m².


Inaugurado em 1985, o parque possui um Econúcleo de Educação Ambiental e um jardim com a assinatura do renomado arquiteto e paisagista Burle Marx. O espaço abriga ainda a histórica Capela de Nª Sª da Barreiras, construída em estilo Barroco.




Sítio Trindade


Foto: Sol Pulquério/Prefeitura do Recife


É um Sítio Histórico em Casa Amarela tombado pela Prefeitura do Recife e pelo IPHAN em 1974. Possui uma área de 6,5 hectares, com uma área verde considerável e um chalé preservado, com 600m².


O local, conhecido historicamente como Arraial Velho do Bom Jesus, funcionou entre os anos de 1646 e 1654 como Núcleo de Defesa dos Pernambucanos contra os invasores holandeses. Atualmente, é um Centro de Atividades Culturais importante para a cidade.



Parque Santana Ariano Suassuna




O parque está localizado na Zona Norte da cidade, com área de 63 mil m². Seu espaço tem uma área verde correspondente a 46%.Muita coisa para apreciar e respirar melhor.


Para os esportistas o Parque oferece campo de futebol e quadras esportivas. Além disso, possui pista de cooper com 650 m e ciclovias de 600 m e 1000 m.



Rota Oeste


Se a escolha for a rota oeste, há outros pontos importantes a serem apreciados.

Para seguir esse caminho, após apreciarmos a beleza do Marco Zero, do Cais do Sertão, do Parque das Esculturas e do Centro do Artesanato, atravessamos a Ponte Maurício de Nassau. A partir daí, poderemos contemplar os seguintes ponto:



Praça da Independência



(Foto: Laís Castro / Disponível em: patrialais.blogspot.com)


Fica em frente ao prédio do Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo da América Latina. no bairro de Santo Antônio. é a praça mais antiga da cidade do Recife.


Continua sendo hoje a praça mais movimentada do Recife como sempre foi no passado. Fica na confluência de ruas importantes como Av. Dantas Barreto, Av. Guararapes, R. Duque de Caxias. R. nova e R.1º de Março.


Na Praça destacam-se o busto do jornalista Assis Chateaubriand e o monumento homenageando as três raças unidas que expulsaram os invasores do Estado. Obras assinadas pelo artista Abelardo da Hora.



Ponte da Boa Vista



Liga a Rua Nova, no bairro de Santo Antônio à Rua da Imperatriz, no bairro da Boa Vista. Foi a primeira ponte construída no Recife. Foi inaugurada em 1844 por Maurício de Natal e reformada por três vezes.


A atual ponte foi inaugurada em 1917. As pilastras laterais das suas cabeceiras contam parte da História do Estado, através de inscrições sobre o metal.



Casa da Cultura Luiz Gonzaga



Situada às margens do Rio Capibaribe, próxima a Estação Ferroviária e a Ponte Velha (6 de março). No passado, funcionava a mais importante penitenciária de Pernambuco.


Hoje é sede do importante Polo de Comercialização de Artesanato, desde 1976. A casa possui teatro e anfiteatro. Nas suas paredes internas destacam-se dois painéis do pintor Cícero Dias.



Estação Central



Fica no bairro de São José. Foi inaugurada em 1888, para servir à Estrada de Ferro central de Pernambuco. Teve grande importância no desenvolvimento econômico dos Estados do Nordeste.


Com o desenvolvimento do País, perdeu sua utilidade, ficando obsoleta como opção de transporte. A partir de 1985, a estrada de ferro do trem foi substituída pela linha do metrô, funcionando apenas para o transporte de passageiros. A Estação Central foi adaptada para servir como um museu da estrada de ferro e do trem.



Praça Maciel Pinheiro



Localizada ao lado da Matriz da Boa Vista, no final da Rua da Imperatriz. Foi inaugurada em 1876, em homenagem à vitória do Brasil na guerra contra o Paraguai.


A Praça tem como destaque, a escultura da escritora Clarice Lispector, um dos pontos do Roteiro da Poesia de Pernambuco. Possui belos jardins e um chafariz central, artisticamente belo.



Matriz da Boa Vista


Situada no bairro da Boa Vista, em frente à Praça Maciel Pinheiro. Após 100 anos de construção, foi concluída em 1889. É considerada um dos templos cristãos mais bonitos do Recife.


No interior da Matriz existem belos painéis de pintura a óleo e telas de diversos artistas. À sua frente se destacam as esculturas dos evangelistas do Novo Testamento.

Hotel Central localizado na Av. Manoel Borba, no bairro da Boa Vista. Inaugurado em 1928. Na época foi considerado o 1º arranha-céu do nordeste, com aproximadamente 36 m. e 7 andares.


Situado próximo ao Shopping Boa Vista, ainda hoje atende bem quem o procura. Já hospedou no passado personalidades famosas. A Partir da década de 50 entrou em decadência, não conseguindo acompanhar a evolução histórica.



Praça Chora Menino


Localizada no bairro do Paissandu, próxima ao Colégio Dom Bosco. Em 1936 teve a intervenção paisagística e arquitetônica de Burle Marx. É bem conhecida e um referencial geográfico e histórico.


A praça é cercada de lendas e mistérios. Um deles é a razão do seu nome.Conta-se que se originou do choro de crianças, pela morte de seus pais, soldados rebelados, que morreram no local em 1831.



Lagoa do Araçá



Localiza-se no Bairro da Imbiribeira. 14,2hc, com vegetação típica de manguezal e um habitat natural para a sobrevivência de algumas espécies de aves.O local é considerado Unidade de Conservação da Natureza.

A única lagoa natural do Recife, interage com a comunidade através de pista de caminhada, ciclovia, área recreativa, quiosques e academia Recife. É o ponto final da rota oeste da ciclofaixa de turismo e lazer do Recife.


Para te ajudar a se guiar pelos locais apresentados e fazer a rota da Ciclofaixa que mais te interessou, trazemos nesse link um mapa com quase todos os pontos apresentados. Confira!



Recomendações para quem for pedalar


  • Beba líquidos e use protetor solar

  • Respeite os pedestres e a sinalização

  • Não ultrapasse os 20 Km/h

  • Fique atento às orientações dos monitores

  • A ciclofaixa é mão dupla. Fique atento!

  • Lembre-se de usar os equipamentos adequados


Sabemos que o Recife não é o Rio de Janeiro, mas é uma cidade maravilhosa. Além de Veneza Brasileira e Cidade dos Rios e das Pontes. Como dizia o poeta e cantor Reginaldo Rossi "Recife tem Encantos Mil…". A ciclofaixa de Turismo e Lazer chegou para ajudar a mostrá-los. Sigam o mapa anexo ao Post e constatem.


Amigos e amigas concluo este humilde Post, que considero de grande importância cultural, principalmente para os pernambucanos como Eu. Espero que concordem comigo nesse sentido e que tenham obtido as informações que buscava.


Agradeço pela atenção mais uma vez. Os próximos Posts a serem editados serão:


  • Projeto Ecopedagógico para Estimulação das Inteligências Múltiplas.

  • Uma questão de pensar no bem do outro, além do seu próprio bem (2ª parte)



Fontes



 
 
 

Comments


Inscreva-se para receber todas as novidades do blog!

Obrigado pela inscrição!

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page