top of page

São João 2020: festejo, tradição e COVID-19

  • Foto do escritor: Orlando Menezes
    Orlando Menezes
  • 24 de jun. de 2020
  • 7 min de leitura

É hora de falar sobre nossas tradições juninas, desde suas origens até a sua presente celebração durante a pandemia


É notório e correto dizer que o Nordeste Brasileiro respira o ciclo junino.


O nordestino é forte e resistente por natureza. Somos marcados historicamente por grandes dificuldades como secas e enchentes. Apesar disso, mantemos nossa alegria e esperança de dias melhores.


Hoje estamos diante de uma dificuldade diferente, um problema de Saúde Pública de grande proporção: a pandemia da COVID-19 é maior do que tudo que já vimos. Ela está mudando nossas vidas, ceifando muitas outras e retirando do convívio familiar avós, pais, filhos e filhas, entristecendo parentes e amigos.



A consciência também nos mostra que o ideal para brincar e comemorar as Festas Juninas é curtir em família, obedecendo, é claro, ao isolamento que começamos no início da pandemia. A relação em família pode ser bastante divertida, inclusive com a prática de brincadeiras juninas.


Nosso calendário cultural é muito rico e tradicional, o que dificulta o adiamento dos festejos juninos para este ano. O São João não pode perder o status de festa típica de delícias gastronômicas, belos vestuários, decorações originais e adivinhações e simpatias.


Na verdade, vamos viver o São João e vencer a quarentena como for possível. Uma das formas de fazer isso é usando a tecnologia. O arraiá virtual é a novidades para artistas e para o público durante o mês de junho.




O impacto da pandemia nas festas juninas


A impossibilidade de realização de eventos artísticos físicos em virtude das regras de segurança de saúde revelou uma questão social importante. Milhares de empregos diretos e indiretos perderam o sentido.


A solidariedade humana mais uma vez entra em cena, trazendo novidades importantes, as ações solidárias. Elas já estão acontecendo durante a pandemia, seja através das lives ou de outras formas de mobilização popular mais simples. Certamente durante o São João a solidariedade continuará em alta.


Entendemos que, tradicionalmente, os setores econômicos e turístico estariam em alta no período junino. Muitas atividades socioeconômicas são responsáveis por isso, como a produção e vendas de roupas e alimentos.


Os grandes eventos artísticos organizados pelos governos estaduais ficaram impedidos de ocorrer. Isso porque necessitam de montagem física de médio e grande porte, destinado a aglomeração de muitas pessoas.


A pandemia da COVID-19 inibiu que todos esses setores operassem normalmente, mas não neutralizou a inteligência e brio do nordestino. No lugar dos grandes eventos, o público vai curtir em casa as grandes e diversificadas atrações regionais e nacionais do forró.


Além das quadrilhas matutas, a música e a dança nas festas juninas tem alegria e diversidade através do forró, xote, baião, xaxado e ciranda. Também são comuns em Alagoas e Pernambuco as bandas de pífano. Esses trios, formados por zabumba, triângulo e pífano (instrumento de sopro) dão o tom no ciclo junino.




A raízes profanas e divinas das festas juninas


Vamos mudar um pouco o foco sem sair do assunto festejos juninos. Até o momento, foi abordado o lado profano, mas agora vamos considerar sua intimidade de origem religiosa.


Podemos iniciar o relato lembrando que os festejos juninos chegou ao Brasil com a chegada dos portugueses, no século XVI. Historiadores indicam que o ciclo festivo está relacionado às festas pagãs na Europa, realizadas entre as estações da primavera e verão.


As festas pagãs que originaram os festejos de hoje tinham como objetivo afastar os maus espíritos e pragas das lavouras. o evento acontecia no mês de junho, no hemisfério norte. assim como hoje acontece no hemisfério sul.


Imagem de uma celebração das festas juninas europeias


Após a consolidação do cristianismo na Europa, a festa passou a fazer parte do calendário religioso do Catolicismo. Daí vem a homenagem ao nascimento de São João (24/06) e a morte de Santo Antônio (13/06) e São Pedro (29/06).


A Igreja Católica tem no mês de junho um dos momentos mais movimentados do ano. A homenagem aos três santos juninos duram praticamente todo o mês, com a realização de missas, novenas e trezenas.


No período junino, os fiéis católicos participam de caminhadas e procissões religiosas marítimas e fluviais ao som de hinos e orações para louvar a Deus e aos santos. Também são celebradas missas nas três datas comemorativas.


Diante da regras de prevenção da COVID-19, as celebrações das missas têm ocorrido sem assembleias, o que garante a preservação da saúde dos fiéis. Apesar disso, a fé e a tradição dos católicos e do ciclo junino continuam através da celebração online, que conta, inclusive, com ações solidárias.


Representações de São João, Santo Antônio e São Pedro

O São João em meio à quarentena

A cidade do Recife, fiel ao significado religioso dos festejos juninos, também contribui para a valorização da essência cultural do ciclo junino e transmitirá ao vivo no dia 23/06, a missa e a procissão dos santos j


Ainda falando sobre festejos juninos no Recife, é bom lembrar que a festa profana tem também uma programação artística especial. Ela conta com shows online e andantes ("forroviócas") Tudo isso respeitando as medidas de proteção, seguindo as regras de distanciamento social.


Devemos ser conscientes de que a restrição nas comemorações juninas e as regras nas atitudes de relação individual e as regras nas atitudes de relação individual são fundamentais na prevenção contra o novo coronavírus. Para isso, não podemos perder de vista as regras básicas de isolamento e higiene.


Teremos o prazer de assistir em casa, pela internet, mais de 300 atrações artísticas. Entre 23 e 29 de junho, as "forroviócas" levam o som dos festejos juninos aos bairros do Recife.


A nível local, nacional e internacional, a vida de todos nós prossegue com tristeza, por conta das vidas que perdemos diante da pandemia. Também sofremos pelo isolamento que a quarentena nos impõe, mas devemos pensar, com fé em Deus e na consciência humana, que tudo isso vai passar.


Superaremos mais essa crise nas nossas vidas. Para amenizar as consequências da situação, temos uma opção de lazer contra o tédio do isolamento: a tecnologia virtual, agora aplicada aos festejos juninos.


Através da Plataforma Sua Música, o projeto São João de Todos apresentará as atrações através de um canal de divulgação de artistas. A ideia é conectar todo o país em uma só celebração junina, respeitando as normas de higiene e distanciamento para prevenir a COVID-19.


A festa virtual busca atender também a solidariedade com as pessoas prejudicadas pelos efeitos da pandemia, através da arrecadação de doações. Diversas lives já estavam acontecendo durante a quarentena, e agora se intensificaram no período junino.


O forró é o carro-chefe das lives do calendário junino. Curta os sucessos dos grandes nomes da nossa história musical junina, cantados pelos que já se foram e pelos novos talentos artísticos que não deixam a tradição acabar.


Afinal, tem coisa melhor do que ver as nossas tradições, festivas e religiosas sendo mantidas pelas gerações seguintes? É a cultura que se perpetua, graças à natureza forte e à resistência do nordestino.



Uma mensagem de solidariedade e esperança


Através desse post, expresso sentimentos aos familiares e parentes das pessoa que faleceram em decorrência da COVID-19 em Pernambuco (mais de 4 mil), no Brasil (mais de 50 mil) e no mundo (mais de 470 mil). Eles foram em paz, nós ficamos com a saudade e Deus está com ambas as partes.


Em reflexão, precisamos entender que a segurança e saúde de cada um de nós é mais importante do que qualquer festa. Mesmo que o São João seja a Festa Mais Popular do Nordeste. Nós e nossos familiares, amigos e parentes merecemos respeito.


Certamente conseguiremos curtir os festejos juninos em família, dentro de nossas casas, como recomendam o bom senso e os órgãos de saúde pública. A partir daí, teremos oportunidade de comemorar de forma melhor o restante das festas desse ano.


Nosso calendário de 2020 é pródigo: em setembro o feriado é dia 7, uma segunda-feira. Em outubro, o feriado é dia 12, uma segunda-feira. Nos dois casos, teremos dois dias de descanso e lazer, talvez, a essa altura, sem isolamento social.


Se agirmos com prudência durante a pandemia, ou seja, usarmos máscara, lavarmos as mãos como se deve, evitarmos contatos pessoais e mantivermos isolamento famíliar, certamente estaremos vivenciando o Natal com a família, parentes e amigos, com direito a contatos pessoais e muita alegria.


Após o Natal, teremos a alegria de entrar em 2021, fortalecidos e contribuiremos com nossos aprendizados para que o novo ano seja bom para todos.



Sabemos que não será possível esquecer as consequências da pandemia, das famílias desfalcadas de pai, mãe, irmãos, avós, tios e filhos. Não esqueceremos daqueles com quem compartilhamos carinho e amor.


A pandemia da COVID-19 vai passar. Como toda tempestade deixa seus rastros. Com os rastros e consequências de uma tempestade, também aprendemos. Desse aprendizado nos fortalecemos e partimos para enfrentar um futuro incerto.


Paz e bem a todos!



Fontes escritas:


Revista Continente - Documento, 2003, ano 1, nº 10. CEPE - Companhia Educacional de PE.


Bibliografia base do conteúdo retirado da revista:


CASCUDO, Luís da Câmara; Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo, Global, 2001


CONSTANTINO, Manoel; Ciclo junino, em brincantes. Recife, Fundação de cultura da cidade do Recife, 2000


LIMA, Claudia. Tachos e panelas. Recife, Historiografia da alimentação brasileira, 1999



Fontes online:


Festa junina do Recife terá programação online e volante por causa do coronavírus. Brasil de Fato. 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/06/09/festa-junina-do-recife-tera-programacao-online-e-volante-por-causa-do-coronavirus>


SILVA, Daniel Neves. "Origem da festa junina"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm>


"Forró". Wikipedia Brasil. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3>


MIRANDA, Ana Maria. São João de Caruaru deverá ter formato virtual, com solidariedade como mote. NE10 Interior. 2020. Disponível em: <https://interior.ne10.uol.com.br/entretenimento/2020/05/08/sao-joao-de-caruaru-devera-ter-formato-virtual-com-solidariedade-como-mote-188263>


Elba Ramalho faz 'live' para comemorar São João. Correio Popular. 2020. Disponível em: <https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/06/entretenimento/946153-elba-ramalho-faz-live-para-comemorar-sao-joao.html>


São João 2020: festa junina este ano, só virtual. Estadão. 2020. Disponível em: <https://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,sao-joao-2020-festa-junina-este-ano-so-virtual,70003321515>


BRASILEIRO, Paula. 2020: o ano em que o Nordeste ficou sem São João. Leia Já. 2020. Disponível em: <https://m.leiaja.com/cultura/2020/05/15/2020-o-ano-em-que-o-nordeste-ficou-sem-sao-joao/>


BITTENCOURT, Mário. Nordeste cancela festas de São João por causa de pandemia. Folha de São Paulo. 2020. Disponível em: <https://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,sao-joao-2020-festa-junina-este-ano-so-virtual,70003321515>


SANTOS, José Matheus. Prefeitura de Olinda proíbe fogos e fogueiras no São João 2020. Blog de Jamildo - NE10. 2020. Disponível em: <https://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2020/06/13/prefeitura-de-olinda-proibe-fogos-e-fogueiras-no-sao-joao-2020/>


Arraial virtual: um novo jeito de comemorar o São João no Nordeste. Dom Total. 2020. Disponível em: <https://domtotal.com/noticia/1449433/2020/06/arraial-virtual-um-novo-jeito-de-comemorar-o-sao-joao-no-nordeste/>


Dia do Bacamarteiro é comemorado em Caruaru, PE, com muitos tiros. G1 Pernambuco, 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/sao-joao/2012/noticia/2012/06/dia-do-bacamarteiro-e-comemorado-em-caruaru-pe-com-muitos-tiros.html>


Você conhece as histórias da bandeirinha, balão e fogueira de São João? EBC. 2013. Disponível em: <https://www.ebc.com.br/cultura/2013/06/voce-conhece-as-historias-da-bandeirinha-balao-e-fogueira-de-sao-joao>


Bình luận


Inscreva-se para receber todas as novidades do blog!

Obrigado pela inscrição!

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page