top of page

Parábolas Bíblicas e seus ensinamentos - Segunda parte

  • Foto do escritor: Orlando Menezes
    Orlando Menezes
  • 11 de out. de 2020
  • 5 min de leitura

As parábolas de Jesus são fontes riquíssimas de aprendizado. Leia-as, entenda-as e uutilize seus conhecimentos na sua vida.


Foto: Paul Zoetemeijer/Unsplash


Saudações! Hoje, trazemos o segundo post da série sobre as parábolas contadas por JESUS no evangelhos do Novo Testamento da Bíblia Sagrada e seus ensinamentos valiosos para a vida.


É bom lembrar que os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João são documentos fundamentais do Novo Testamento, que mostram a vida e os ensinamentos de JESUS. Eles contam a Boa Nova. A vinda entre os homens daquele se fez "Filho do homem", para que possamos nos tornar "filhos de Deus". Esses escritos religiosos e doutrinais se destinam a alimentar a fé Cristã.


Grande parte dos ensinamentos de JESUS são comunicados em forma de histórias faladas chamadas parábolas. De acordo com Marcos (4:33-34); dizia JESUS: "usarei parábolas quando falar com esse povo e explicarei coisas desconhecidas desde a criação do mundo".


Como foi informado no post inicial da série, serão apresentadas em cada postagem duas parábolas de JESUS. Através delas, JESUS transmite sempre, conhecimentos relacionados à verdades éticas, morais e religiosas. Cada postagem trará resumo interpretativo de cada parábola, comentário e / ou proposta de reflexão.


Trabalharemos pedagogicamente neste post o conteúdo das seguintes parábolas:


  • O Semeador (Lucas 8:4-15 / Mateus 13;1-23 / Marcos 4:1-25)

  • Os lavradores maus/vinhateiros homicidas (Lucas: 20:9-19 / Mateus-- 21:33-46 / Marcos 12:1-12)


A Parábola do Semeador


JESUS quer que permitamos que a palavra de Deus semeie nossos corações (Foto: Imagens Evangélicas/Flickr)


Transcrição bíblica.


JESUS contou:


Um homem partiu para semear. Quando estava semeando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram todas. Outra parte das sementes caiu em lugar pedregoso e com pouca terra. Essa brotaram logo porque a terra não era funda. Porém quando o sol apareceu, queimou as plantas e todas secaram porque não tinham raízes.


Outras sementes caíram no meio de espinhos. Essas cresceram e sufocaram as plantas que haviam brotado. Dessa forma, não produziram. As sementes que cairam em terra boa, brotaram, cresceram e produziram na base de trinta, sessenta e até cem grãos por um.


Como fazia após cada parábola contada, JESUS disse: quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça.


Explicação pedagógica da parábola:


O semeador da história é aquele que quer passar a mensagem de DEUS para as pessoas. Ela foi passada e deixada na beira do caminho. Algumas pessoas a vêem e não se apoderam dela, se submetendo ao mal.


Outras pessoas recebem a mensagem de DEUS em situações difíceis. Demonstram até interesse em assimilá-la, porém logo depois a esquecem. São inconstantes e inseguros. Têm pouca fé.


Foto: Pikist


A mensagem de DEUS também alcança algumas pessoas que vivem envolta em situações sociais espinhosas. As preocupações mundanas e a valorização do supérfluo não as permite valorizar a semente de DEUS, tornando-as infrutíferas e sem fé.


No último caso, as sementes que caíram em terra boa, representam pessoas que sabem ver e ouvir e por isso, conseguem entender a mensagem de DEUS. Dessa forma, vivem com fé e produz muitos frutos bons, tornando-se um(a) semeador(a).


Afinal, JESUS também pregou: "DEUS é o caminho, a verdade e a vida". Feliz do ser humano que acolhe a mensagem divina.

Parábola dos lavradores maus

Foto: alohamalakhov/Pixabay


Transcrição bíblica


JESUS contou:


Certo agricultor fez uma plantação de uva e a cercou. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e uma torre de vigilância. Arrendou a plantação para alguns lavradores e viajou.


Na época da colheita, o dono mandou alguns empregados para receber a parte dele. Os lavradores prenderam os empregados. Além disso, bateram em um e assassinaram outros. Surpreso e preocupado, o dono da plantação mandou mais empregados do que da primeira vez. Em resposta, os lavradores fizeram a mesma coisa. O dono então, mandou seu filho querido. Pensava ele : "o meu filho eles vão respeitar".


Ao ver o filho do dono, os lavradores combinaram "este é o filho do dono, ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo e a plantação será nossa". Prenderam então o filho, o jogaram fora da plantação e o mataram .


JESUS então perguntou a quem o ouvia:


"Quando o dono da plantação voltar, o que ele vai fazer com aqueles lavradores?" Alguns chefes dos sacerdotes e líderes judeus, que estavam no templo, responderam: "Com certeza matará os lavradores maus e arrendará a plantação a outros. Estes então, darão a parte da colheita ao dono no tempo certo".


JESUS continua, dizendo:


"Vocês não leram as Escrituras Sagradas? Elas dizem: 'A Pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo SENHOR e é uma coisa maravilhosa'".


JESUS concluiu, dizendo:


"Eu afirmo a vocês que o Reino de DEUS será tirado de vocês e será dado às pessoas que produzem os frutos do reino. Quem cair em cima dessa pedra ficará em pedaços. E se a pedra cair sobre alguém, essa pessoa vai virar pó".


Os chefes dos sacerdotes e os líderes judeus (fariseus), ao entenderem o conteúdo da parábola, perceberam que JESUS estava falando deles. Queriam então, prendê-lo, mas temiam a multidão, já que o povo tinha JESUS como profeta.

Explicação pedagógica da parábola.


A parábola nos relata a inveja e ambição dos lavradores em relação aos donos da vinha. A história expõe a incredulidade dos líderes do sinédrio e chefes dos sacerdotes em relação a mensagem proferida por JESUS.


Com a leitura, podemos estabelecer paralelos. Podemos deduzir que o dono da vinha representa DEUS e a vinha é Israel. Os lavradores maus, sãos líderes da nação, ou seja; sacerdotes e líderes judeus. Os servos agredidos, são os profetas do Antigo Testamento. O filho do dono da vinha representa JESUS.


JESUS, a pedra angular e preciosa de DEUS foi rejeitada pelos líderes de Israel e sacerdotes, cujo interesse era dominar a nação de Israel, desobedecendo ao SENHOR.


Os líderes não leram as Escrituras Sagradas. Sendo assim, não entenderam que a pedra angular, JESUS; não poderia ser rejeitada e desprezada, sob pena de ser condenado.


Foto: PxHere


Quando conversava na parábola, JESUS dizia: "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular que dá sustentação à mensagem divina". Ao ouvirem a parábola e a advertência de JESUS, os sacerdotes e líderes perceberam que eram os sujeitos da história. Como autoridades, eles tentaram prender JESUS. Não conseguiram, pois o povo estava a seu favor.


Atualmente podemos explicar esse ensinamento em nossas vidas. Assim como os lavradores, abusamos da bondade de DEUS para conosco. Trabalhamos na vinha, colhemos seus frutos e gozamos de privilégios. Em troca, o que oferecemos a DEUS?


As duas parábolas estudadas neste post têm uma característica comum. Nem todas as pessoas têm fé suficiente para acreditar na mensagem de DEUS, proferida por JESUS. Desconhecem a importância da pedra angular, JESUS nesse contexto.

Agradeço pela atenção de todos pela atenção e leitura de mais um Post e lembramos que virão com a graça de DEUS. Para breve aguardem os seguintes títulos:


  • Após 60 anos, como o idoso(a) pode continuar interagindo socialmente com dignidade.

  • Aspectos turísticos, ecológicos, culturais e de lazer nos circuitos das ciclofaixas, ciclovias do Recife.


 
 
 

Comments


Inscreva-se para receber todas as novidades do blog!

Obrigado pela inscrição!

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page