top of page

Parábolas Bíblicas e seus ensinamentos - Terceira parte

  • Foto do escritor: Orlando Menezes
    Orlando Menezes
  • 25 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de dez. de 2020

No terceiro post do blog sobre as parábolas de JESUS, trazemos reflexões sobre mais duas dessas histórias



Nunca é demais aprender sobre o conteúdo literário mais lido do Ocidente: a Bíblia Sagrada. O Novo Testamento e os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João são fundamentais para conhecermos a Vida e os ensinamentos de JESUS.


Os Evangelhos se destinam a alimentar a Fé Cristã, ensinando e lembrando aos homens, daquele que se fêz "Filho do Homem" para que possamos nos tornar "Filhos de DEUS". Através desse Post continuaremos reproduzindo uma parte importante dos Ensinamentos de JESUS: as parábolas.


Lembramos que as Parábolas são a forma de comunicação que transmite sempre conhecimentos relacionados a verdades éticas, morais e religiosas. Já trabalhamos em posts anteriores as seguintes lições cristãs: O Filho Pródigo, A Ovelha Perdida, O Semeador, Os Lavradores Maus. Nossas análises dessas parábolas podem ser acessadas aqui e aqui.


Desta vez salientaremos da Bíblia: JESUS e Levi. O chamado e Remendo Novo em Roupa Velha (colocação de vinho novo em odre velho).


Como nos Posts anteriores, após a reprodução das citações bíblicas será feito um resumo interpretativo sobre cada uma delas.



Parábola "Remendo novo em roupa velha (colocação de vinho novo em odre velho)" (Lucas:5, 33-39 / Mateus: 9, 14-17 / Marcos: 2, 18-22)


Transcrição do texto:

Algumas pessoas disseram a JESUS: os discípulos de João Batista e dos fariseus jejuam muitas vezes fazem orações. Os discípulos do Senhor não jejuam. JESUS explicou: vocês acham que é possível obrigar os convidados de uma festa de casamento a jejuarem; estando o noivo com eles? Claro que não, disse JESUS. Chegará porém o dia em que o noivo sairá do meio deles. Então eles jejuarão.


Continuando, JESUS então comparou: ninguém remenda uma roupa velha com um pedaço de roupa nova. Se assim fosse, estragaria a roupa nova e a roupa velha não combinaria com o pedaço novo. Da mesma forma, ninguém põe vinho novo em odre velho. Se isso for feito, o odre arrebenta e estraga o vinho.

Explicação pedagógica da parábola em estudo:


É provável que vinho novo deve ser colocado em odre novo e que roupa velha deve ser remendada com pedaço velho de roupa. Assim sendo, JESUS pensou nas seguintes justificativas: É necessário jogar fora coisas ou hábitos velhos, incompatíveis com um novo caminho a ser seguido. JESUS considerou também que, quem está habituado às antigas estruturas, reage às mudanças, não aceitando a novidade proposta por JESUS.



Parábola "JESUS e Leví - O chamado" (Lucas: 5, 27-32 / Mateus; 9, 9-17 / Marcos: 2, 13-22)



Transcrição do texto:


Leví, um importante cobrador de impostos de Roma, convidou e preparou para JESUS, uma festa em sua casa. Lá estavam os fariseus e os mestres da lei (escribas). Na festa, os escribas e fariseus, criticaram os discípulos de JESUS, perguntando-lhe: Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?


JESUS respondeu: Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os bons, e sim, os pecadores a se arrependerem dos seus pecados.



Explicação pedagógica da passagem bíblica em estudo:


De acordo com JESUS, os pecadores (as) precisam de atenção, apoio e de serem perdoados (as), mais do que outras pessoas.


A atenção de JESUS e os seus ensinamentos ajudam as pessoas a se arrependerem dos seus pecados. Na sua caminhada nessa transmissão dos ensinamentos, JESUS procurava atrair, principalmente os mais necessitados de perdão e os arrependidos.


O perdão, o reconhecimento dos pecados e as mudanças possíveis para um mundo melhor, são questões importantes no texto JESUS e Leví.



As duas situações bíblicas citadas na Bíblia, e tratadas neste Post, retratam uma boa relação que JESUS tentava manter com as pessoas, principalmente aquelas consideradas de má reputação social. Na sua peregrinação, JESUS procurava obter o credo e a confiança de todos. Tentava vencer a rejeição a suas propostas de boas mudanças de vida.


Assim terminamos uma boa conversa virtual sobre os ensinamentos de JESUS. Espero que os caríssimos leitores tenham gostado. Agradeço por mais esses minutos de atenção. Em breve, novos textos estarão disponíveis.


Fontes





Comments


Inscreva-se para receber todas as novidades do blog!

Obrigado pela inscrição!

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page